Como um dos ramos da tecnologia que mais cresce, a Inteligência Artificial (I.A.) tem despertado cada vez mais o interesse de empresas e profissionais, independentemente do meio em que atuam. É o caso das áreas contábil e jurídica, que, nos últimos anos, vêm experimentando os benefícios de se contar com sistemas, softwares e programas baseados em I.A. E para demonstrar com a inteligência artificial aplicada ao direito e à contabilidade pode transformar carreiras e a realidade de escritórios, reunimos nesse texto alguns exemplos de como essa tecnologia tem contribuído para otimizar as rotinas de advogados e contadores. Confira:

Sobre a Inteligência Artificial

Já mencionada diversas vezes aqui no blog, a inteligência artificial é um um dos ramos de estudo da Ciência da Computação. Possui esse nome, pois o seu principal objetivo é desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos capazes simular habilidades inerentes aos humanos, tais como o raciocínio e  a inteligência.

Conheça mais sobre a nossa área de atuação que envolve a utilização de inteligência artificial.

A inteligência artificial aplicada à contabilidade

As contribuições da inteligência artificial à contabilidade vão muito além da automatização de processos. Aliada a outras tecnologias, como machine learning e linguagem algorítmica, ela tem proporcionado uma verdadeira modernização da área contábil, transformando profundamente o modelo de trabalho dos contadores.

Por meio da computação cognitiva, por exemplo, a I.A. oferece sistemas muito mais inteligentes, que aprendem comportamentos e tendências através dos dados a que são expostos e utilizam essas informações para identificar falhas ou riscos. Isso significa que, ao usar um desses programas, um contador pode enxergar os dados contábeis de seus clientes com muito mais clareza, o que facilita a mitigação de erros e traz mais segurança tanto para ele, profissional, quanto para o cliente que ele atende.

No meio tributário, braço da contabilidade que tem se beneficiado muito da inteligência artificial, alguns sistemas e softwares são capazes de não só detectar riscos fiscais e trabalhistas, como também sugerir ações preventivas baseadas nos históricos financeiro, tributário e contábil do negócio. Além disso, nesse campo, a I.A. tem transformado as rotinas de cálculo, o controle e gestão de tributos, a partir de uma associação com a tecnologia de RPA (Robotic Process Automation).

A inteligência artificial aplicada ao direito

Desde robôs que realizam consultas jurídicas até softwares que analisam o padrão de julgamentos de uma corte para indicar a probabilidade de uma causa ser ganha ou não, a inteligência artificial tem contribuído em muito com a área jurídica, fornecendo ferramentas de grande utilidade aos advogados. Além de permitir uma grande otimização das rotinas desses profissionais, automatizando processos e, assim, lhes poupando tempo, a I.A. também tem tornado a atuação jurídica mais eficiente.

Por meio de softwares que mesclam RPA, machine learning e processamento linguístico, por exemplo, é possível classificar fatos geradores e decisões processuais para facilitar a pesquisa jurisprudencial que precede o ajuizamento de uma ação. Assim, os advogados podem se valer de argumentos e teses que já foram bem sucedidas, ou ainda encontrar novas possibilidades de abordagem. E no caso dos programas que realizam petições de forma inteiramente automatizada, contar com essas informações é muito importante, pois elas que irão embasar as solicitações apresentadas.

E essa é uma pequena amostra do que a inteligência artificial aplicada ao direito pode fazer. Hoje, com o crescimento das lawtechs legaltechs — startups de advocacia — , muitos outros inventos, sistemas, programas e softwares têm surgido; todos com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento da atividade jurídica.

Como aplicamos a Inteligência Artificial no KPSB Advogados

Utilizamos um sistema que mescla inteligência artificial e linguagem algorítmica, com isso nós construímos uma matriz que contém o registro de mais de 5 milhões de regras fiscais e de mais de 32 milhões de itens. Assim, nós conseguimos depurar cada norma, atingindo um índice de 99% de acerto perante a legislação tributária nacional, o que garante aos nossos clientes mais autonomia, segurança, assertividade e eficiência em suas rotinas fiscais.

A nossa tecnologia representa uma melhor performance no mercado. Ao ampliar seu leque de serviços, oferecendo soluções disruptivas no meio contábil e fiscal, conseguimos nos destacar entre a concorrência e ampliar consideravelmente os resultados. Conheça nossas soluções na área da inteligência artificial aplicada ao direito tributário clicando aqui.

Contato