LIVE no instagram fala sobre cidadania italiana: as vias legais de reconhecimento e as possibilidades para os descendentes de italianos

 Em Cidadania Italiana

Há séculos os italianos estão se espalhando pelo mundo e com eles a sua cultura, costumes, gastronomia, língua e, naturalmente, a sua cidadania. Os pioneiros mais famosos foram o genovês Cristóvão Colombo e o fiorentino Américo Vespúcio, antes mesmo da unificação italiana, mas quando chegamos a 1870 e aos eventos que antecederam ou sucederam as grandes guerras mundiais do século XX chegamos a muitos antepassados de atuais brasileiros.

Por conta da “diáspora italiana”, estima-se que somente no Brasil existam aproximadamente 30 milhões de descendentes de italianos, em que pese a inexistência de dados oficiais, já que atualmente o senso do IBGE não questiona a ancestralidade do entrevistado.

Oficialmente e com a cidadania reconhecida, são aproximadamente 520 mil italianos residentes no Brasil, muitos deles nascidos em território nacional, mas reconhecidos italianos natos em virtude da descendência e da generosidade das leis do Estado Italiano quando o assunto é transmissão da nacionalidade.

A cidadania italiana é transmitida de geração em geração, comprovando-se a descendência de cidadão italiano, observadas regras pontuais e algumas exceções legais, fazendo com que muitos brasileiros, descendentes dos imigrantes dos séculos XIX e XX tenham direito ao reconhecimento da nacionalidade estrangeira.

Nesse domingo (28) o advogado Thiago Paiva dos Santos, ítalo-brasileiro, e a jornalista Jany Lima, farão uma LIVE através da rede social instagram (perfis @janylima e @thiagopaiva), às 19 horas, para um bate-papo sobre os principais temas envolvendo a aquisição da cidadania italiana, como a forma de transmissão da nacionalidade, o tempo de espera para a tramitação dos pedidos, e também os direitos e deveres dos cidadãos italianos.

Segundo Paiva, sócio do escritório Kozikoski, Paiva dos Santos & Bertoncini Advogados Associados, para muitas pessoas “o reconhecimento da nacionalidade italiana é um resgate das raízes familiares e também um instrumento para o exercício da cidadania, pois podem morar, exercer um trabalho legal ou estudar, na Itália ou em qualquer país da União Europeia“.

Durante a live, os participantes poderão enviar perguntas sobre o assunto e também entender melhor como podem conseguir a dupla nacionalidade, sendo conhecido cidadão italiano, sem prejuízo à nacionalidade brasileira.

Contato

Posts recomendados

Deixe um comentário